KAY-Elemetrics

 

Home
Tipos de Serviços
Curriculum Vitae
Perguntas freqüentes
Laboratório
Novidades
Links
English
KAY-Elemetrics
Fale Conosco
Trabalho Voluntario

A KAY-Elemetrics (KAY-Pentax) desenvolve equipamentos médicos como o "Computerized Speech Lab" (CSL), modelo 4150B, ícone dos equipamentos de análise acústica. O CSL é um sistema altamente avançado com hardware robusto para aquisição de dados complementado pelo conjunto mais versátil de software disponível para a análise acústica da fala / voz em aplicações forenses, científicas, medições e terapia. Além deste sofisticado sistema, a KAY também oferece o "pacote " de software Multi-Speech, que é sistema de custo mais baixo e que utiliza o módulo de som do próprio computador, perfeito para computadores "desktop" de clínicas e notebooks.

 

CSL modelo 4150B

O CSL modelo 4150B contém um módulo externo com controles de fácil acesso pelo usuário e uma placa instalada dentro de um computador (host). O módulo externo oferece muitas vantagens sobre os sistemas que utilizam apenas um cartão de I/O interno, também conhecido como placas de som. Entre eles estão o acesso conveniente a todas as conexões de entrada e saída (microfone e fones de ouvido) e ajustes de volume. Durante o procedimento de gravação do sinal de voz, o nível do sinal é facilmente ajustado através de um botão externo para assegurar a aquisição de dados ideal, com a ampla gama de amplitudes de nível sonoro voz encontradas nas aplicações clínicas e científicas. Para o programa de computador "Vice Range Profile - VRP", uma entrada calibrada é ativada por um interruptor no módulo externo, garantindo medições precisas em dB SPL(nível de pressão sonora). O hardware CSL foi projetado desde o início para atender às demandas desafiadoras de aquisição da fala e medição precisa. Além das muitas conveniências do usuário, o módulo externo proporciona condicionamento de sinal rigoroso (pré-amplificação e filtros anti-aliasing), resultando em uma representação precisa dos sinais digitalizados. A relação sinal/ruído do CSL superior a 90 dB corresponde às especificações recomendadas pelo Centro Nacional de Voz e Fala (NCVS). Complementando o hardware CSL é disponibilizado um conjunto com cerca de 20 opções de software. Estes incluem programas para avaliação do paciente e terapia, cobrindo uma ampla gama de distúrbios da comunicação, incluindo voz, fala motor, fluência e articulação. Nenhum outro sistema fornece a amplitude de programas específicos de aplicativos, muitos dos quais são freqüentemente citadas em artigos revisados por especialistas como as ferramentas de escolha de software. A riqueza de opções de software em separado permite que médicos e pesquisadores possam adaptar o sistema CSL para as suas necessidades de trabalho. Vários "pacotes" de software de baixo custo também estão disponíveis para diferentes ambientes de trabalho. Além disso, o software CSL inclui uma variedade de bancos de dados e programas de educação tornando-se uma plataforma de ensino ideal para os educadores e pesquisadores.

   

Multi-Speech modelo 3700

O Multi-Speech modelo 3700 é um software de baixo custo para MS Windows, feito para análise de fala e voz, que usa hardware padrão multimídia (por exemplo, placas Sound Blaster) para capturar, analisar e reproduzir amostras de fala. O software Multi-Speech traz a qualidade da marca Kaypentax à categoria de produtos de software baseado em Windows. O Software Multi-Speech é um sistema  completo de gravação de fala/voz, análise, feedback, e de medição. Ela inclui os mesmos recursos de análise encontrados na suíte de software CSL. O Software Multi-Speech também tem inúmeras opções de programas específicos. Ele só é limitado pelas especificações, recursos e relação sinal/ruído, limitações típicas de dispositivos de áudio no computador. Se você estiver usando um dispositivo de nível profissional (por exemplo, CSL, DAT, ADAT, etc), ou a sua aplicação não necessita de medições acústicas robustas, o software Multi-Speech é o ideal. Para medições mais precisas, ou quando o orçamento permitir, é recomendado considerar um sistema CSL. O Software Multi-Speech também é ideal como uma opção conjunta ao CSL pois vários usuários podem analisar sinais adquiridos pela CSL. O Software Multi-Speech, com as ressalvas mencionadas acima, pode ser usado para o ensino, a pesquisa, as medições de voz, feedback, clínica, segundo a articulação da linguagem e trabalho forense. Apesar de poderoso, o software Multi-Speech é fácil de usar. Ajuda on-line extensa e tutoriais ajudam na orientação ao usuário. Funções comumente realizados estão disponíveis na barra de ferramentas ou são acessados por atalhos de teclado. Todas as funções estão disponíveis nos menus. As "macros" são recursos muito importantes e garantem rapidez e agilidade pois armazenam listas de funções que podem ser reproduzidas em seqüência. O Multi-Speech é entregue com muitas macros pré-definidas, e os usuários também podem criar as suas próprias. As macros permitem automatizar aulas de ensino ou protocolos clínicos. Os relatórios são de fácil compreensão além da grande riqueza de gráficos e tabelas que incluem análise numérica completa e análise estatística automática.

 

 

 

Durante muitos anos eu prestei assessoria à duas empresas em São Paulo - SP, a Tecelinco e a Profícua , representantes da KAY-Elemetrics no Brasil, atendendo vários centros de pesquisa e universidades, prestando assistência técnica em hardware e software.

 

Durante muitos anos eu prestei consultoria (hardware e software) à vários centros de pesquisa e universidades por intermédio da TECELINCO e da PROFÍCUA, empresas de São Paulo, representantes da KAY-Elemetrics no Brasil, através de seus diretores Andrejs Megnis e Renato Megnis.

 

Somado ao conhecimento de áudio e acústica, muitos destes sistemas foram instalados em cabines acústicas com grande isolamento sonoro visando atingir excelentes níveis de redução de interferências sonoras externas que, em geral, invalidam as amostras vocais registradas.

 

Vários outros serviços ainda são oferecidos para centros de pesquisa e universidades como:

 

- Sistemas e equipamentos de gravação de áudio

- Projeto de cabines acústicas e montagem de sistemas de aquisição de áudio de alta performance

- Desenvolvimento de microfones especiais para voz, fala, sons da deglutição

- Instalação de hardware e suíte CSL (DOS e Windows) e suíte Multi-Speech

- Assessoria, Consultoria e Treinamento em software CSL e Multi-Speech

 

Site da KAY-Elemetrics (hoje KAY-Pentax):  http://www.kayelemetrics.com

 


ÁUDIO - VÍDEO - IMAGEM - EXAMES GRAFOTÉCNICOS - DOCUMENTOSCOPIA - FRAUDES - FONÉTICA E LINGÜÍSTICA FORENSE  - ACÚSTICA E RUÍDO - TELECOMUNICAÇÕES - INFORMÁTICA - ACIDENTES DE TRÂNSITO
(11) 5581-8190 / 9-9142-7007 / www.decunto.com.br / mauriciodecunto@uol.com.br / fonolab@gmail.com / Skype: mauricio_fonolab

visitas
ACESSOS

Home | Tipos de Serviços | Curriculum Vitae | Perguntas freqüentes | Laboratório | Novidades | Links | English | KAY-Elemetrics | Fale Conosco | Trabalho Voluntario

Perguntas ou problemas sobre este site da Web devem ser dirigidas a mauriciodecunto@uol.com.br
Copyright © 1997 [Maurício Raymundo de Cunto]. Todos os direitos reservados.
Última modificação: 27/02/15.