Perguntas freqüentes

 

Home
Tipos de Serviços
Curriculum Vitae
Perguntas freqüentes
Laboratório
Novidades
Links
English
KAY-Elemetrics
Fale Conosco
Trabalho Voluntario

 

Esta página contém respostas às  perguntas mais comuns de nossos clientes. Aproveitamos e incluímos algumas dicas e truques que consideramos úteis e que apresentamos aqui na forma de perguntas.


 

Quais são os tipos de perícia que podem ser realizados?

 

Exame de autenticidade de documentos físicos (papel) e eletrônicos

Beneficiamento em arquivos de Áudio, Vídeo e Imagem, analógicos ou digitais

Exame de autenticidade de assinaturas

Exame de Identificação comparativa de face

Estudos de perfis, transações eletrônicas e análise de fraudes

Exame de Autenticidade em gravações da áudio, vídeo e imagens

Exame de Identificação comparativa de voz

Degravação/Transcrição de Áudio e Vídeo (Legendagem)

Busca de evidências digitais em sistemas eletrônicos (fraudes, invasões, negócios, espionagem empresarial e industrial, casos conjugais)
Recuperação forense de dados/documentos em computadores (estações e servidores) e dispositivos móveis/portáteis (telefones celulares, HDs, pendrives, CDs, DVDs, disquetes)

Estudo e reconstrução de acidentes de trânsito


 

Existe uma lista de preços para os serviços?

 

Cada serviço é único e, desta forma, não há como afirmar antecipadamente o valor cobrado para cada tipo de serviço e não há como passar orçamentos sem ter acesso prévio ao material a ser periciado. Uma vez recebido, o material é avaliado e o orçamento é passado ao cliente. Se a avaliação for muito trabalhosa poderá ter custos.

 


 

O orçamento tem custo?

 

Cada serviço é único e, desta forma, não há como afirmar antecipadamente o valor cobrado para cada tipo de serviço e não há como passar orçamentos sem ter acesso prévio ao material a ser periciado. Uma vez recebido, o material é avaliado e o orçamento, que pode ter custo, é passado ao cliente antes da avaliação, valor este que é descontado do serviço caso o cliente aprove o orçamento.

 

 


 

Qualquer material serve para ser periciado?

 

É necessário que exista uma mínima qualidade para que um material possa ser avaliado e periciado. A seguir alguns exemplos de materiais que dificilmente podem ser periciados:

 

- Fotografias muito escuras, desfocadas, feitas à distância.

- Áudios com ruídos muito intensos, gravados de longe, com vozes simultâneas.

- Vídeos de vigilância feitos de longe, no escuro, desfocados.

 


 

Que tipos de exame podem ser feitos em gravações de áudio?

 

- Transcrição (ou comumente chamada de degravação) - o conteúdo do que é falado na gravação é transcrito no laudo pericial onde o texto é o mais exato possível.

- Identificação de falante - durante a transcrição são identificados os nomes dos interlocutores, ou seja, identifica-se cada uma das pessoas que estão falando durante o diálogo.

- Melhoramentos - o áudio é passado por equipamentos (analógicos e digitais) e programas de computador, onde é processado, visando o aumento do índice de inteligibilidade da voz. Em alguns casos é possível diminuir o ruído existente na gravação, nivelar o volume da voz dos interlocutores, corrigir gravações que sofreram aceleração ou diminuição da sua velocidade, entre outros.

- Exame de Autenticidade - verifica-se se existem indícios de manipulação fraudulenta na gravação, buscando-se cortes, inclusões ou trocas de segmentos ou mascaramentos, entre outros.

- Exame de Identificação de Falante - através de uso de equipamentos, programas de computador e várias técnicas perceptuais pode-se identificar a autoria da voz em uma gravação. Neste exame, leva-se em consideração aspectos morfológicos da linguagem falada, fonética acústica, prosódia, além da obtenção e registro de todas as características marcantes da voz do indivíduo.

 


 

Pode-se obter certeza absoluta no resultado de um exame pericial?

 

Todo procedimento pericial é fruto de uma análise científica e todos os pontos de concordância e de discordância são avaliados. Nenhum laudo pericial pode apontar em 100% de certeza para um lado ou para outro, pois sempre existe um risco envolvido.

 


 

Como posso fazer para mandar arquivos muito grandes?

 

Se você já tentou enviar um arquivo de tamanho grande via email, certamente já descobriu que os serviços possuem uma limitação. Para amenizar este tipo de problema, foram desenvolvidos sistemas capazes de transferir arquivos imensos pela Internet. Atualmente o sistema mais confiável e simples de usar é o WeTransfer que é um serviço online completamente gratuito (até 2 GB) que serve para auxiliá-lo a mandar arquivos para outras pessoas via email.

 

A utilização do WeTransfer é simples:

 

- Acesse a página do serviço (www.wetransfer.com)

- Preencha os campos presentes na tela

- O primeiro campo (ADICIONAR FICHEIROS) é destinado aos arquivos que serão anexados. Você pode enviar vários ao mesmo tempo, desde que não exceda o limite de tamanho gratuito máximo (2 GB)

- Para inseri-los, basta clicar no botão “+” e escolher os documentos desejados no seu computador ou arrastar seus arquivos pra dentro da janela.

- Uma vez incluídos os arquivos, no segundo campo (EMAIL DO AMIGO / ADICIONAR MAIS AMIGOS) você deve inserir o email do destinatário que poderá ser mauriciodecunto@uol.com.br e/ou fonolab@gmail.com (você pode adicionar até 20 e-mails de destinatários por vez)

- No terceiro campo, adicione o seu endereço de correio eletrônico

- No quarto campo, escreva seu nome,seu telefone e uma descrição dos anexos e pressione o botão "TRANSFERIR".

 

- IMPORTANTE: Poucos instantes após o envio de seus anexos você receberá ( e eu também) uma notificação por email do WETRANSFER que os arquivos estão prontos para download. Assim que eu receber os arquivos (destinatário) você receberá uma segunda notificação avisando que eu já estou de posse dos arquivos.

referência: www.tecmundo.com.br


 

Gravações de áudio e vídeo são consideradas provas lícitas pela Justiça?

 

Se a gravação de áudio ou vídeo for feita e contiver o interlocutor que faz a gravação então é considerada lícita.

 



ÁUDIO - VÍDEO - IMAGEM - EXAMES GRAFOTÉCNICOS - DOCUMENTOSCOPIA - FRAUDES - FONÉTICA E LINGÜÍSTICA FORENSE  - ACÚSTICA E RUÍDO - TELECOMUNICAÇÕES - INFORMÁTICA - ACIDENTES DE TRÂNSITO
(11) 5581-8190 / 9-9142-7007 / www.decunto.com.br / mauriciodecunto@uol.com.br / fonolab@gmail.com / Skype: mauricio_fonolab

visitas
ACESSOS

Home | Tipos de Serviços | Curriculum Vitae | Perguntas freqüentes | Laboratório | Novidades | Links | English | KAY-Elemetrics | Fale Conosco | Trabalho Voluntario

Perguntas ou problemas sobre este site da Web devem ser dirigidas a mauriciodecunto@uol.com.br
Copyright © 1997 [Maurício Raymundo de Cunto]. Todos os direitos reservados.
Última modificação: 27/02/15.